Começou ontem a Interliga 2010, competição que definirá os dois últimos mexicanos que disputarão a Libertadores deste ano. A competição é disputada por 8 equipes, divididas em dois grupos de 4. As equipes que disputam a Interliga são as 8 melhores classificadas no Apertura Mexicano, com exceção das que se classificam para a Liga dos Campeões da CONCACAF (em 2010: Toluca, Cruz Azul e Pachuca) e dos que já garantiram vaga para Libertadores (Morelia, classificado como México 1; San Luis e Chivas, recompensados pela eliminação causada pela gripe suína em 2009). Os participantes da Interliga 2010 são:
Grupo A
América
Atlante (atual campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF, que diferente da Libertadores, não prevê vaga para o campeão anterior. Além disso, ficou em 4° lugar no Mundial de Clubes da FIFA 2009)
Tecos
Santos Laguna
Grupo B
Monterrey (time do goleador chileno Humberto Suazo, atual campeão do Apertura 2009, classificado para Liga dos Campeões da CONCACAF de 2011)
Tigres
Puebla (ex-time do Muricy Ramalho)
Jaguares (ex-time do Iarley)
A disputa se dá com o confronto de todos contra todos dentro dos grupos, uma partida contra cada adversário. Os dois primeiros classificados de cada grupo decidem o título. A decisão é um pouco diferente do que estamos acostumados, ocorrem duas finais. Os 4 classificados são ranqueados conforme a pontuação da fase de grupos. Os dois primeiros de cada grupo ficam com o número 1 e 2, sendo o 1 o que teve melhor pontuação entre os dois. Os dois segundos colocados, ficam com os números 3 e 4, sendo o 3 a equipe oriunda do mesmo grupo do ranqueado com o número 2.
Assim, os confrontos finais ficam:
Equipe 1 x Equipe 4
Equipe 2 x Equipe 3
Os dois vencedores ficam com a vaga para Libertadores e o campeão será considerado o vencedor melhor ranqueado, que ficará com a vaga de México 2 (entrará no grupo 2, do São Paulo), ficando o outro vencedor com a vaga México 3 (classificado para a pré-Libertadores para jogar contra o Juan Aurich do Peru e em caso de vitória, entrar no grupo 3, do Estudiantes).
Meus palpites para a conquista das duas vagas são: Monterrey e América. Monterrey tem um time forte e América tem a tradição ao seu lado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário